22 de Julho de 2018 - FORA DE CASA, GLOBO FC EMPATA EM 1 A 1 COM O ATLÉTICO-AC PELA SÉRIE C

22 de Julho de 2018 - PELO CAMPEONATO FEMININO, CRUZEIRO DE MACAÍBA VENCE O YPIRANGA POR 3 A 1

22 de Julho de 2018 - ABC VENCE O SALGUEIRO-PE NO FRASQUEIRÃO E ENTRA NO G-4 DA SÉRIE C

21 de Julho de 2018 - PELO FEMININO, CRUZEIRO DE MACAÍBA EMPATA POR 0 A 0 COM BOTAFOGO-PB

\\ NOTÍCIAS

Ceaf/RN promove jornada de arbitragem para Campeonato Potiguar Feminino e Sub-19 Quarta, 13 de Junho de 2018 às 10h24

Evento acontece até amanhã (14) no auditório da FNF, com a participação de instrutores da CBF e do Tribunal de Justiça Desportiva do RN

A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol realiza até amanhã (14) a jornada técnica para os árbitros que participarão do Campeonato Potiguar Sub-19 e do Campeonato Potiguar Feminino Loterias Caixa 2018. O evento acontece no auditório da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, das 20h às 22h, e conta com a participação de 30 árbitros e dos alunos da Escola de Formação de Árbitros de Futebol (Efaf) do Rio Grande do Norte.

O curso tem como objetivo promover uma atualização no quadro de arbitragem que participou do Estadual deste ano. Nesta quarta-feira (13), o curso terá a presença dos instrutores da Ceaf Carlos Câmara, que abordará a regra sobre a marcação do impedimento. Na quinta, o instrutor Izac Márcio mostrará os conceitos para as marcações de faltas e tiros livres nos jogos.

Outras temáticas foram abordadas no encontro, como o estudo do regulamento geral e específico das competições e o preenchimento de relatórios e súmulas, que foram expostos aos participantes por membros do Tribunal de Justiça Desportiva do RN.

A ex-árbitra Aldeilma Luzia, que também é instrutora da Ceaf e analista de arbitragem da CBF, participou da jornada abordando o trabalho em campo da equipe de arbitragem com o posicionamento, movimentação, linguagem corporal, comunicação e uso do apito. O instrutor da CBF José Nilman expôs os conceitos das regras 3, 4, 5 e 8 do futebol profissional, que tratam sobre os jogadores, o equipamento dos jogadores, o árbitro e o início e o reinício do jogo, respectivamente.

De acordo com o coronel Ricardo Albuquerque, presidente da Ceaf/RN, o curso reforça a importância da atualização dos profissionais que atuarão no comando dos jogos, sejam de categoria profissional ou amadora.

“Esse curso é importante para a atualização dos árbitros que atuaram no Campeonato Potiguar da primeira divisão deste ano. É uma forma de reciclagem e uma busca por novos conhecimentos. Na competição Sub-15 que está em andamento, estamos utilizando os árbitros da Escola de Arbitragem para darmos a oportunidade deles atuarem nos jogos das categorias de base e iniciarem o processo da condução dos jogos”, destacou.

Outra jornada técnica de arbitragem está prevista pela Ceaf para o fim do mês de agosto, período que antecederá a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar 2018, que tem previsão para a primeira quinzena de setembro.

Foto: Divulgação/Ceaf

PARCEIROS