NOTÍCIAS

Domingo, 5 de Julho de 2020 às 11h32 CBF divulga possível calendário para 2020

Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, durante entrevista ao jornal O Globo e reafirmou a importância dos Estaduais e definiu datas para retomada do calendário nacional.

“Sou entusiasta dos Estaduais. São o cerne do futebol do Brasil, promovem a disputa local e criam o interesse do torcedor.  Há um aspecto importante: a possibilidade de mais clubes de âmbito nacional terem a chance de títulos. Com isso podem manter e aumentar a torcida, obter receitas. Existe outro ponto: o fomento do futebol na sua essência , forjar os nossos craques. Por isso a cadeia do futebol é tão rica. Quando a gente tirar a oportunidade dos clubes da Série D de disputarem com grandes uma competição inteira, podemos ruir com um sistema altamente produtivo. Entendo que o charme do Estadual e o interesse do torcedor estão no período exclusivo dele”.

Conjugar Estaduais e Brasileiro a partir de agosto

“Não temos respostas em relação aos Estaduais. Eles estão comportados pelos limites da fronteira do seu estado. Dependem das autoridades sanitárias, assim  como as competições da CBF”

Série D e A2 do futebol feminino

“Demandam um operacional um pouco mais complexo. As equipes precisam de maior reestruturação para voltar e também de uma logística maior. A Série D tem 68 participantes do Brasil inteiro, são 61 cidades envolvidas. Esses clubes não tem a mesma flexibilidade para jogar em outras praças. A A2 feminina não é diferente. Mas são calendários mais curtos, o que permite planejar com mais tranquilidade. Há uma malha aérea diminuta, hotéis fechados, mas a CBF assumiu a responsabilidade de reabrir hotéis, colocar aviões s no céu e fazer o futebol voltar”.

A Série B inicia  em 8 de agosto, a A começa no dia 9. A  CBF definiu que a Série C recomeçará na mesma data da B. Quanto a Copa do Brasil, onde o América tem o jogo da volta contra o Juventude, em Natal, recomeça no dia 26 de agosto.

Calendário 2020/2021

“A gente trabalha não apenas  com o calendário de 2020. O calendário de 2020 já está bem traçado pela CBF. Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês, mas temos algumas premissas  que vão além. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro de 21, e iniciar os Estaduais  na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021. Devemos terminar a temporada de 2021 como o usual, na primeira semana de dezembro, retomando o calendário tradicional, com férias e pré-temporada”.

Formato do Brasileiro

“O conceito da CBF e o meu é de cumprimento de contrato. Quem tem contrato passa mal, tem problema, mas tem que entregar. Não cogitamos mudança que não seja a que já relatei”.

Foto: Divulgação / CBF

PARCEIROS